Resumindo, o consórcio é uma modalidade de investimento em máquinas importantes para melhores resultados na produção, mas sem obrigar o produtor a desbancar todo o dinheiro de uma só vez.
No consórcio você escolhe o valor de crédito necessário e o prazo que você quer pagar esse valor. Quando se faz isso, o produtor entra num grupo de outros produtores que têm esse mesmo objetivo.
Com pagamentos mensais, cada produtor contribui em pequenas e pequenas parcelas para adquirir a máquina. Dentro desse grupo, todo mês, alguns produtores são selecionados para já receberem as máquinas muito antes do final do pagamento.
A lógica do consórcio de máquinas agrícolas, então, é a união dos produtores para conseguir de forma mais acessível os implementos de qualidade. Por essa união, as taxas do parcelamento do valor da máquina ficam bem menores do que quando comparados aos juros de financiamentos.
Tendo um crédito de valor alto para investir, o produtor consegue escolher os melhores implementos para sua propriedade.
Além de focar sempre em máquinas com muita qualidade, vale ressaltar que manter todo maquinário novo ajuda a evitar gastos excessivos com reparos e ajuda também em melhores resultados na produção.